segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Eis as sete maravilhas de Portugal que deram o mote para a realização do cortejo de abertura das festas da Praia da Vitória 2008

Castelo de Guimarães: A sua construção remonta a meados do séc. X, para defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães dos ataques muçulmanos e normandos.Um século depois D. Henrique estabelece lá a sua corte.
Foi restaurado no séc. passado entre 1937/1940
Mosteiro da Batalha: Símbolo da Dinastia de Avis, mandado construir por D. João I Cumprindo promessa a nossa Senhora por ter vencido a batalha de Aljubarrota, teve início em 1388 sob orientação do mestre Afonso Domingues.Mosteiro dos Jerónimos: Construído em Belém, à entrada do rio Tejo, é um monumento à riqueza dos descobrimentos, em estilo Manuelino. Símbolos da arte de navegar e esculturas de plantas e animais exóticos podem ser apreciados por todo o monumento.Mandado construir por D. Manuel I no séc. XVI. Está inscrito como Património Mundial.Mosteiro de Alcobaça: Fundado em 1153, a sua construção arrancou em 1181, é um dos mais importantes mosteiros cistercienses medievais da Europa.Panteão régio da I dinastia, onde estão sepultados D. Pedro e D. Inês de Castro em túmulos de qualidade e beleza inigualável.
Torre de Belém: Homenagem a S. Vicente, onde se encontrava a grande nau que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião. Castelo de Óbidos: Embora com origens numa fortaleza romana, só no Séc.XII volta a merecer referências. Em 1147 a vila passou para a posse de D. Afonso Henriques e mais tarde D. Sancho I voltou a reconquistá-la.O castelo e as muralhas de Óbidos evocam a importância da localidade na idade média.Com o rei D. Dinis Óbidos cresceu para fora das muralhas.Palácio da Pena: Uma das expressões máximas do Romantismo em Portugal: Construído por D. Fernando II de Saxe que casou com D. Maria II. A sua construção data de 1839.É um edifício ecléctico onde a profusão de estilos e o movimento de volumes constituem excepcional lição de arquitectura.