segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Inauguração da Academia da Santa Casa da Misericórdia/ Amigas, senti a vossa falta!

Sexta- feira passada, dia 3 de Setembro, teve início, numa sessão informal, o ano lectivo desta academia. A sala estava cheia de antigos e novos alunos que, à semelhança dos mais novos, quando se apresentam ao seu primeiro dia de aulas, também viviam um dia de expectativas e interrogações, pois o futuro é sempre incerto e de interrogações e o coração e a alma não têm idades!
Senti-me feliz ao encontrar-me com todos com quem convivera nos anos anteriores, com maior ou menor proximidade e então dei-me conta de que tinha sentido muito a falta dos muito amigos, dos só amigos e também dos menos amigos ou não amigos!
Então, pensei pensei, no assunto e resolvi dizer-te, porque se eu não disser não tens maneira de saber:
- Senti muito a tua falta, neste interregno e conto contigo para continuar esta caminhada que faço com esforço e alegria e para que me ajudes a ser feliz! Conta tu comigo!

Santa Clara a minha patrona, protectora dos viajantes, dos aviadores e dos que têm problemas de visão.

Nasci no dia 12 de Agosto de 48, nessa altura a igreja festejava Santa Clara nesse dia, segundo dizia minha falecida e saudosa mãe, parece que agora passou para o dia anterior o que não tem relevância para o caso o que interessa aqui referir é que em homenagem à referida santa nascida em Assis, no ano de 1193, no seio de uma família rica e que fugiu de casa para se consagrar a Deus, herdei o seu nome que muito prezo e de quem fiquei devota e a quem peço protecção quando me vejo muito aflita visto que é considerada a protectora dos viajantes e aviadores dos que têm problemas de vista e em situações de provações e dificuldades da vida. Certo dia, viajando de Lisboa para a Terceira, com uma amiga esta disse-me ter uma oração a Santa Clara dando-ma posteriormente a qual registo abaixo e que me acompanha sempre quando viajo pois nunca temos protecção demais!
**********************************
ORAÇÃO PARA OS AVIADORES E VIAJANTES:
Santa Clara clareai estes ares.
Dai-nos ventos regulares de feição,
estes ares, estes mares clareai!
Santa Clara dai-nos Sol,
se baixar a cerração alumiai meus olhos.
Estes montes e horizontes clareai!
Santa Clara, no mau tempo sustentai nossas asas,
a salvo de árvores casas e penedos,
nossas asas governai!
Santa Clara, clareai e afastai todo o perigo...
Por amor de S. Francisco, vosso mestre, nosso pai.
Santa Clara, todo o risco dissipai.
Santa Clara, clareai!