domingo, 11 de janeiro de 2009

Sanjoaninas 2009- A FESTA DO SOL



A União de ontem dia 10, anunciava o tema das Sanjoaninas 2009:_ " A Festa Do Sol ", assim como o nome da jovem a quem caberá representar a juventude angrense no desfile de abertura da sexta-feira dia19 de Junho: Mónica Seidi, uma jovem de 24 anos a frequentar o curso de medicina em Coimbra, atleta de basquetebol de grandes recursos e que foi camareira da rainha no desfile do ano passado.
O cartaz das festas assim como o restante séquito real será apresentado à comunicação social amanhã dia 12 de janeiro, pelas 18h30m, no salão nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo,

O tema das Sanjoaninas deste ano tem a ver com o solstício de verão (O dia mais longo do ano) que acontece a 21 de Junho e o dia de S. João que se celebra a 24 do mesmo mês. O solstício era celebrado pelas comunidades pagãs e mais tarde, depois da cristianização da Europa foi "colado" às festas de S.João Baptista.

O solstício ocorre duas vezes por ano, na noite mais longa,21 de Dezembro e no dia mais longo, 21 de Junho.
Define-se como solstício o momento em que o sol durante o seu movimento aparente, na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, da linha do equador, o que se pode perceber bem ao observar a gravura acima. Também se pode definir o acontecimento dizendo-se que é quando a Terra ao descrever o seu movimento de translação atinge na sua órbita, o ponto mais afastado do Sol.
É por isso que em 21 de Dezembro os dias começam a "crescer" embora continuem com 24hrs. e é por isso tambémque há os ditados populares:
-Janeiro fora cresce uma hora.
-No Natal salto de pardal, em Janeiro salto de carneiro.

O que estou a ler-Equador

O meu filho, sabedor da minha vontade de ler o livro acima citado, ofereceu-mo como presente de Natal.

Adaptado, recentemente, para televisão, um romance que mostra um grande conhecimento e investigação da história de Portugal do princípio do séc. XX , do fim da monarquia em Portugal e da problemática relativa à nossa relação com as nossas províncias ultramarinas assim como da situação de escravatura que por lá se exercia.

O seu autor, Miguel Sousa Tavares, que além de escritor também é advogado e jornalista é também autor de reportagens, crónicas, histórias de viagens e contos infantis.

Engraçada a escolha do título EQUADOR, pois a palavra define a linha que separa, isto é divide a terra em dois hemisférios,norte e sul. dois mundos!
Possivelmente, a palavra formou-se através da contracção das palavras "é com a dor" (É CUM A DOR) EM PORTUGUÊS ANTIGO.
Na VERDADE, TRATA-SE DE DOS MUNDOS, DUAS CULTURAS E MUITA DOR!