domingo, 25 de janeiro de 2009

A minha viagem a Ourense

Sabe-se que a Espanha é um país fantástico com paisagens indescritíveis e 52 províncias cada uma com as suas características e culturas diferenciadas
Quero aqui falar, um pouco, de uma das suas províncias- Ourense que faz fronteira a Norte com Portugal Continental, onde estive em Novembro do ano que passou, tendo na altura feito o propósito de registar neste local as impressões e sensações vividas intenção que fui adiando até hoje.




A cidade de Ourense é a capital da província com o mesmo nome tem 115000 habitantes e é atravessada pelo rio Minho, que nasce nos montes Cantábridos e Desagua em Caminha, esta cidade espraia-se pelas duas margens do citado rio.


Nesta cidade destaca-se a catedral e a ponte romana assím como as Burgas que são o seu símbolo a tal ponto de a cidade ser também conhecida por " Cidade das Burgas".


As Burgas são mananciais de águas termais, das quais brotam água termal a uma temperatura entre os 64º e os 68º Cº com um caudalde 300l. por m.


Estas águas podem ser aplicadas para diversos tipos de tratamentos de doenças de pele, do estômago, intestinos e outras.A origem deste nome não é muito clara, segundo me apercebi, pensa-se que pode derivar do celta "beru" que quer dizer quente mas também há quem defenda que vem do latim "burca" que quer dizer pia fazendo-se assim uma alusão aos banhos romanos.


Estes mananciais, cujas imagens abaixo se mostram, foram declarados em 1975 "conjunto histórico artístico".

















O que muito me impressionou, também, em Ourense, foi a beleza das suas pontes sobre o rio Minho.


A ponte do Milénio que é a mais recente, em elipse, permite o trânsito de peões .

A ponte Romana ou ponte Velha com 7 arcos, é uma das mais notáveis da Espanha, tem 7 arcos e um vão central de 45 m. , é a mais antiga da cidade. A ponte do trem, inaugurada em 1948 que liga Ourense a Zamora. A ponte do Ribeirinho que tirou o tráfego do interior da cidade, a ponte do trem, a ponte nova e a ponte novíssima.











Nesta viagem em que fui na companhia da minha amiga Elisa Borba, ficamos alojadas no Hotel Cemar, situado num lugar previligiado da Galiza, Mondariz, vila acolhedora e famosa pelas suas belezas naturais e pelas suas águas medicinais. Aqui registo algumas imagens do referido hotel.

















E jeito de despedida deixo aqui uma imagem nocturna da cidade de Ourense que é de nos deixar boquiabertos!