sábado, 4 de dezembro de 2010

Um violino no telhado/ musical de La Féria



No domingo, dia 14 de Novembro fui, com uma amiga, ao Politeama, à matiné, assistir ao musical de La Féria "Um Violino no telhado", baseado nas histórias tradicionais da cultura judaica de "Sholem Aleichem" que trata a temática das mudanças sociais e políticas no seio das comunidades e famílias comuns.
Gostei imenso da música, do guarda roupa do desempenho dos actores, que contava com José Raposo e Rita Ribeiro à frente do elenco e com a participação especial de Carlos Quintas, só não gostei de ficar perto do aparelho de ar condicionado que me fez pensar que iria sair dali com a alma consolada e com o corpo doente, o que me valeu foi que no intervalo mudámos de lugar e então ficámos mais confortáveis.
Já dizia a minha mãe: o que é barato sai caro! Quis comprar dos bilhetes mais baratinhos e saiu-me esta na rifa...De qualquer modo penso que não é normal terem o aparelho voltado daquele modo para o público, é que embora um pouco mais barato os bilhetes ainda custam a pagar...
Fazendo o balanço final, foi muito agradável e revia o espectáculo, se tivesse essa oportunidade, mas noutro lugar!!!
Toda contente, lá ia eu a caminho do teatro, com o bilhetinho que me iria fazer passar tanto frio...




Podes ver, no canto superior, o malvado do aparelho.


Na sala de espera do teatro.


Na praça principal da Golegã entre a igreja matriz e o Palácio do Pelourinho podemos ver uma homenagem ao matador de touros Manuel dos Santos "Nascido em Lisboa, a 11 de Fevereiro de 1925 , criado na Golegã, pelo seu avô o toureiro Manuel dos Santos "Passarito" , e falecido em 1973  num acidente de viação, depois de ter passado a vida a enfrentar o touro bravo.
Foi o mais solicitado matador de touros  do mundo no ano de 1950, ano da sua consagração ao lado de portugueses como Amália  e Eusébio numa época em que a tourada era um dos cartões-de-visita de Portugal no estrangeiro e isto numa altura em que Amália cantava no filme "Sangue de Toureiro", contracenando com Diamantino Viseu, um toureiro também famoso:

Touros e só
Não há nada
Como uma tourada com mais emoção
Não há festa com mais cor
Que mais fale ao coração!"
in: Naturales, Correio da Tauromaquia Ibérica

Mensagem de parabéns

Está hoje de parabéns a minha amiga Esmeralda Oliveira, enfermeira no hospital geriátrico da Santa Casa da Misericórdia.
A esta doce jovem mando ,um beijinho de parabéns, com votos de que  Deus lhe propicíe, ao longo da sua vida, alegria, saúde e muitas prosperidades.

Exposição de artes plásticas e artesanato na Golegã. Organizada pelo N.A.R.

Junto à igreja matriz da Golegã, fica o palácio do pelourinho, onde pude apreciar, quando fui à feira de S. Matrinho, uma exposição organizada pelo Núcleo de Arte de Riachos.
Lindas pinturas,  esculturas e obras de artesanato estavam expostas, transmitindo aos visitantes o trabalho e a sensibilidade  de hábeis mãos e de gentes que têm muito para dar e que não guardam só para si  o que deve ser transmitido aos outros, pois a beleza é património da humanidade.
Na altura, fui recebida pela Senhora D. Helena Rosa Maurício, artesã com alguns trabalhos expostos, e que havia sido escalonada, para anfitriã da exposição, naquela manhã .
Um beijinho para ela..
E aqui ficam alguns registos da dita exposição: