sexta-feira, 30 de março de 2018

Semana Santa


A Semana Santa, é o período religioso em que a igreja celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte Calvário, a sua crucificação e ressurreição.
Ao longo da semana realizam-se várias cerimónias, todas elas com, um significado e simbolismo muito especial. Começa com o cerimonial da bênção e procissão dos ramos no Domingo, na Quinta-Feira de manhã benzem-se os óleos e à tarde há o lava-pés, teatralização do acontecido durante a ceia da Páscoa que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, na Sexta-Feira comemora-se a paixão e morte de Jesus Cristo, não há a celebração da missa, apenas as leituras apropriadas, Sábado é dia de luto e no Domingo é dia de festa porque se comemora a ressurreição de Jesus, a vitória sobre a morte.
Associadas à Páscoa apareceram várias tradições como o hábito de se oferecerem ovos decorados, que em princípio eram ovos de galinha e mais tarde os franceses começaram a fabricá-los de chocolate, relacionando o ovo com o início da vida assim como coelhos de chocolate porque este simboliza fertilidade, associada à criação, por causa da sua grande prole.
Que tenhas uma Feliz Páscoa e que Jesus ressuscite no teu coração e te encha de força para que possas enfrentar as adversidades do dia a dia!